segunda-feira, janeiro 29, 2007
O Homem e Deus
"Não nos pertencemos mais do que nos pertence o que possuímos. Não fomos nós que nos fizemos, não podemos ter domínio supremos sobre nós mesmos. Não somos nossos senhores. Somos propriedade de Deus. Não é uma felicidade ver as coisas dessa maneira? Há alguma felicidade ou algum conforto em considerar que nos pertencemos? Os moços e os ricos podem pensar assim. Estes podem julgar ser uma grande coisa fazer tudo à sua maneira, como supõem - não depender de ninguém, não pensar em alguma coisa que não lhe esteja ao alcance da vista, não se preocupar com a gratidão contínua, a prece contínua, o dever de referir continuamente à vontade de outro todos os seus atos. Mas à medida que o tempo passa, eles, como todos os homens, verificarão que a independência não foi feita para o homem, que ela é um estágio antinatural; pode satisfazer por um momento, mas não nos leva em segurança até o fim..."
Cardeal John Henry Newman (inglês, cardeal da Igreja da Inglaterra, Séc. XIX)
Boa semana a todos...
Liberdade
Não sei como passar para o papel a quantidade de sentimentos que experimentei hoje. Com a realização da Convenção Batista Nacional aqui em Floripa estou tendo a chance de encontrar algumas pessoas que há muito eu naum via. E muitas coisas vêm a tona em momentos assim.
Um sentimento é a admiração por um projeto, por uma visão e por um homem. O Maestro Donaldo Guedes, ministro de música da Igreja Batista da Liberdade, em SP, é um dos principais responsáveis pela atmosfera de música da minha infância, e vê-lo novamente regendo, dando as mesmas broncas que ouvi aos 13 anos de idade, e não gostando quando a platéia aplaude o seu trabalho, tudo me dá muitas saudades.
Ao mesmo tempo, eu sei que estando em São Paulo, naquela igreja, eu teria acesso a muitas coisas, inclusive a continuar minha trajetória musical. No entanto, eu não teria muito da comunhão, amizades, intimidade, ensino e desafios que tenho na IPT e que tive durante esses mais de 10 anos, já morando em Florianópolis.
E fico triste por ter saído de lá e muito feliz por ter chegado aki.
Minha mãe costuma dizer que não sabemos nada sobre a nossa própria vida, nosso futuro. Eu posso sonhar que um dia terei a mistura desses dois mundos.. talvez soh no céu... talvez eu ajude a construir isso em algum lugar...
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Dia estranho!
Não é que esteja tudo bem ou tudo mal
Não é saudade, não é cansaço
Tinha tudo para ser normal.
Mas o dia foi tão estranho
Uma vontade louca de não sei o que,
Nenhuma vontade para me mexer.
Com a terrível sensação de que passou
Ele vai chegando ao fim.
segunda-feira, janeiro 15, 2007
Enquanto o mundo se desmonta ao nosso redor...
Mas... enquanto o mundo se desmonta ao nosso redor, muita coisa está sendo construída dentro de nós, ou entre nós... A maneira de olhar para o que está acontecendo e perceber que existe alguém soberano sobre todas essas desgraças e que está fazendo uma obra maravilhosa é uma capacidade que precisamos ir ganhando a cada novo ano, assumindo nossa condição de homens, de verdade!!
E o mundo não vai acabar em barranco, podemos ter absoluta certeza disso!!
Yellow - Coldplay
Look at the stars,
Look how they shine for you,
And all the things you do,
Yeah, they were all yellow.
I came along,
I wrote a song for you,
And everything you do,
And it was called Yellow.
So then I took my turn,
Oh what a thing to've done,
And it was all Yellow.
Your skin
Oh yeah, your skin and bones,
Turn into something beautiful,
Do you know?
You know I love you so,
You know I love you so.
I swam across,
I jumped across for you,
Oh what a thing to do.
'Cos you were all yellow,
I drew a line,
I drew a line for you,
Oh what a thing to do,
And it was all yellow.
Your skin,
Oh yeah your skin and bones,
Turn into something beautiful,
Do you know?
For you I'd bleed myself dry,
For you I'd bleed myself dry.
It's true, look how they shine for you,
Look how they shine for you,
Look how they shine for...
Look how they shine for you,
Look how they shine for you,
Look how they shine...
Look at the stars,
Look how they shine for you,
And all the things that you do.
quarta-feira, janeiro 10, 2007
Tô doente...
mas parece que o ano tah começando, agora.. algumas coisas se encaminhando, especialização começa em março, devo começar na prefeitura em fevereiro, muitas coisas pra pagar, pouco dinheiro, hehehe, voltamos a realidade!! Espero que este ano a realidade mude um pouco, pelo menos nessa questão da grana.
Tirando isso, curtindo bastante, aproveitando o verão enquanto a chuva do sudeste não se empolga aki pros nossos lados, tb...
abraços e boa semana...
terça-feira, janeiro 02, 2007
Primeiro Post do Ano - o Reveillon
Mais um ano acabou e eu tenho dado graças a Deus por isso, porque 2006 acabou finalmente, apesar de todos os aperreios que o preencheram, mas principalmente pq apesar disso tudo, Deus fez coisas maravilhosas no ano que passou... alguns objetivos foram alcançados, alguns desafios foram colocados, a Sara entrou pra valer na minha vida, alguns amigos marcaram presença, eu pude ajudar (pela misericórdia de Deus) algumas pessoas e aprender muitas coisas.
Agora, eh tempo de refazer planos, contas, repensar os sonhos, e renovar a empolgação pra mais uma jornada! Na prática, obviamente, pouca coisa muda no momento em que se ouvem os fogos, se estouram as champagnes, se deseja feliz ano novo a tantas pessoas (a maioria em trajes brancos e pulando ondinhas na praia). Não que o reveillon deste ano tenha sido chato, feio, igual aos outros.. naum foi, foi bastante especial, até por ter passado junto a pessoas tão queridas, tão importantes na minha vida... Mas eh que quando se volta a realidade, quando se acorda da "ressaca" (naum necessariamente de bebida, mas de festa), pouco ou nada está diferente.. nem na política, nem nas notícias do jornal (violência, aquecimento global, estagnação na economia, corrupção, roubalheira), nem na nossa própria vida, a menos que tomemos atitudes pra isso..
É tempo de ouvir milhares de "promessas de ano novo" ou bobagens do tipo: "que 2007 seja repleto de paz", "que 2007 seja um ano maravilhoso para todos os brasileiros"... quem dera!! Só eh ridículo pensar que alguém que não esteja bêbado realmente acredite que isso vai acontecer.. então pra que sonhar com algo que não vai acontecer?? Mas dae alguém pode dizer: "não seja tão cético!", "a esperança é a última que morre!", "ai, como vc é pessimista!"... bem, talvez eu seja cético ou pessimista demais.. soh sei que a minha esperança não pode estar depositada no tempo presente, nesse mundo.. aqui eu acredito que as coisas não vão mesmo melhorar muito... paz?? como os homens poderão viver em paz entre si se declararam guerra contra Deus? Existiu algum ano na história em que não houve guerras? E atualmente, houve algum dia sequer em que os homens não se mataram, não roubaram, não traíram, não blasfemaram? Porque eu deveria acreditar que 2007 vai ser diferente?
Mas eu não tô dizendo que 2007 não deve ser diferente.. deve, pelo menos na minha vida, e a partir dela na vida dos que estão a minha volta.. que eu devo ser pacificador, devo estar em paz com todos os homens e com Deus (mesmo que isso soh aconteça pelo milagre de Jesus na cruz), e que, como cristão, eu deva ser sal (o fator que preserva a terra) e a lâmpada (o fator que ilumina) é o desafio de cada novo dia, cada novo ano, cada novo projeto!
Um feliz 2007, que seja marcado pela renovação da nossa fé e pelo avivamento do Espírito Santo nas nossas vidas, nas nossas igrejas, no nosso país... que seja marcado pela renovação do nosso compromisso e do nosso serviço para com aquilo que não vai acabar no próximo reveillon.. que não estejamos presos ao calendário humano, mas ligados à história que Deus está escrevendo...
