quarta-feira, setembro 19, 2007

Terapia

Eu já fiz. E acho interessante a estranheza com que as pessoas ouvem eu dizer isso. Mesmo sabendo que tantas pessoas do nosso convívio já passaram, ou ainda passam, por essa experiência, muitos ainda pensam na psicologia como "a ciência que estuda os loucos". Tudo bem, não deixa de ser um pouco verdade, haja vista que todos nós somos um pouco doidos mesmo. Eu pelo menos não nego!

Mas é curioso que talvez a psicologia seja a ciência que foi necessária durante a maior parte da história, sem que ninguém soubesse disso.. E só hoje conseguimos entender parte do que se passa na cabeça das pessoas.. Quero dizer, os psicólogos conseguem, porque eu continuo sem entender nem a minha própria (o título do blog já diz tudo, neh?). E também quero enfatizar que se entende parte, uma parte muito ínfima, do que se passa na mente de qualquer pessoa. De qualquer maneira já ajuda bastante.

Admito que na minha segunda passagem pelos consultórios, passagem que terminou no começo deste ano, fiz um grande amigo - o meu terapeuta. Espero que isso não seja nenhum desvio, distúrbio, síndrome ou algo que o valha!! Mas ele me ajudou bastante, com certeza.. Nunca tive uma doença propriamente dita, que precisasse de tratamento farmacológico. Nunca tive uma crise nervosa e saí quebrando tudo. Nunca bati em mulher, nunca matei ninguém, nunca fui maníaco por nada. E talvez aí esteja o problema. Não que eu quisesse chegar a estes extremos, mas não temos todos sofrido uma pressão enorme para sermos normais?? Não temos todos sofrido uma pressão, até mesmo vinda da nossa própria consciência, para não darmos chilique, para não fazermos "barraco"?

Os meus amigos também fazem terapia.. não todos, mas vários deles já passaram por lá.. (estou cercado por loucos, talvez até piores do que eu..) E os que não fazem deveriam.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Entressafra

Interessante: acabei de visitar os blogs dos meus amigos e todos estão altamente desatualizados, acho que bateu uma entressafra intelectual na turma. Até tem rolado boas fotos, algumas discussões muito boas, mas nada de muito profundo tem vazado pra net...

Ao mesmo tempo, a mente de todos tem se debatido em grandes problemas, definições, crises até. E não é só nas nossas cabeças meio adolescentes que a coisa não pára... O nosso país, as nossas igrejas, os jovens por todo canto... Mas continuamos agindo como se tudo continuasse bem (como se em algum momento as coisas realmente tivessem estado bem!!!), continuamos tratando a nossa vida como se realmente fôssemos apenas "um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza"!! Se formos pensar apenas pela natureza, até que a música não é tão mentirosa, mas eu não consigo ver nada disso na rotina das pessoas a minha volta. E eu nem quero falar de Renan Calheiros, mensalão, sanguessugas e tals... Disso a blogosfera já tá cheio, já manifestamos a nossa inútil opinião e o nosso ignorado sentimento agoniante de vergonha.

Mas pensando bem, o que é tudo isso, toda essa rotina de capa de jornal, se não a repercussão do que já se passa na mente e na rotina de cada jovem, de cada adolescente nesse país? Quando um amigo liga desesperado e pede um ombro amigo; quando uma amiga me diz que não acredita mais em milagres; e mesmo assim continuamos vivendo como se valesse alguma coisa o penta campeonato da seleção!! E continuamos a viver como se nada fosse mais urgente do que os prazos na faculdade ou no serviço.. Como se as nossas festas tivessem realmente alguma motivação verdadeira... Como se não fossem apenas desculpas esfarrapadas pra nos embebedarmos (mesmo que não seja com álcool) e esquecermos, por algumas horas, das frustrações e dos sentimentos que nos atravessam a garganta..

O Brasil já foi o país do futuro.. hj é um país sem futuro!! Não que não vá crescer 5% ao ano durante a próxima década (quem sou eu pra dizer que não vai?), mas com certeza está criando uma geração de homens e mulheres tão ou mais desesperados do que a geração atual, mais distantes de Deus, mais distantes de si mesmos. Talvez uma geração mais escolarizada (como se o nível das nossas escolas fosse de algum proveito), com uma menor mortalidade infantil (mas criando suas crianças longe dos pais), com mais acesso à internet (e à pornografia)... pra quê, posso saber??

quarta-feira, setembro 05, 2007

Too Much

Essa é uma pequena reflexão feita por um cara chamado Dave Matthews.. Muito precisa!

Straight in, suck up and go,
cool it, swallow, swallow
Breathe deep, take it all
it comes cheap
Push it through the doors
because in between the lines
I'm gonna pack more lines
so I can get in
Ooh traffic jam got more cars
than a beach got sand
Suck it up, suck it up, suck it up,
fill it up until no more
I'm no crazy creep, I've got it coming
to me because I'm not satisfied
The hunger keeps on growing
I eat too much
I drink too much
I want too much
Too much

I've got to get it somewhere
I mean, you never know, maybe you're dreaming
Who do you think you're watching
Who do you think you need
Play for me, play more,
ten times in the same day
I need more, I'm going
over my borders
I'm going to take more, more
from you, letter by letter

I eat too much
I drink too much
I want too much
Too much

I told, god, I'm coming
to your country
I'm going to eat up your cities,
your homes, you know
I've got a stomach full it's not
a chip on my shoulder
I've got this growl in my tummy
and I'm gonna stop it today

I eat too much
I drink too much
I want too much
Too much

Suck it up...