segunda-feira, setembro 17, 2007

Entressafra

Interessante: acabei de visitar os blogs dos meus amigos e todos estão altamente desatualizados, acho que bateu uma entressafra intelectual na turma. Até tem rolado boas fotos, algumas discussões muito boas, mas nada de muito profundo tem vazado pra net...

Ao mesmo tempo, a mente de todos tem se debatido em grandes problemas, definições, crises até. E não é só nas nossas cabeças meio adolescentes que a coisa não pára... O nosso país, as nossas igrejas, os jovens por todo canto... Mas continuamos agindo como se tudo continuasse bem (como se em algum momento as coisas realmente tivessem estado bem!!!), continuamos tratando a nossa vida como se realmente fôssemos apenas "um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza"!! Se formos pensar apenas pela natureza, até que a música não é tão mentirosa, mas eu não consigo ver nada disso na rotina das pessoas a minha volta. E eu nem quero falar de Renan Calheiros, mensalão, sanguessugas e tals... Disso a blogosfera já tá cheio, já manifestamos a nossa inútil opinião e o nosso ignorado sentimento agoniante de vergonha.

Mas pensando bem, o que é tudo isso, toda essa rotina de capa de jornal, se não a repercussão do que já se passa na mente e na rotina de cada jovem, de cada adolescente nesse país? Quando um amigo liga desesperado e pede um ombro amigo; quando uma amiga me diz que não acredita mais em milagres; e mesmo assim continuamos vivendo como se valesse alguma coisa o penta campeonato da seleção!! E continuamos a viver como se nada fosse mais urgente do que os prazos na faculdade ou no serviço.. Como se as nossas festas tivessem realmente alguma motivação verdadeira... Como se não fossem apenas desculpas esfarrapadas pra nos embebedarmos (mesmo que não seja com álcool) e esquecermos, por algumas horas, das frustrações e dos sentimentos que nos atravessam a garganta..

O Brasil já foi o país do futuro.. hj é um país sem futuro!! Não que não vá crescer 5% ao ano durante a próxima década (quem sou eu pra dizer que não vai?), mas com certeza está criando uma geração de homens e mulheres tão ou mais desesperados do que a geração atual, mais distantes de Deus, mais distantes de si mesmos. Talvez uma geração mais escolarizada (como se o nível das nossas escolas fosse de algum proveito), com uma menor mortalidade infantil (mas criando suas crianças longe dos pais), com mais acesso à internet (e à pornografia)... pra quê, posso saber??

Nenhum comentário: