quarta-feira, setembro 19, 2007

Terapia

Eu já fiz. E acho interessante a estranheza com que as pessoas ouvem eu dizer isso. Mesmo sabendo que tantas pessoas do nosso convívio já passaram, ou ainda passam, por essa experiência, muitos ainda pensam na psicologia como "a ciência que estuda os loucos". Tudo bem, não deixa de ser um pouco verdade, haja vista que todos nós somos um pouco doidos mesmo. Eu pelo menos não nego!

Mas é curioso que talvez a psicologia seja a ciência que foi necessária durante a maior parte da história, sem que ninguém soubesse disso.. E só hoje conseguimos entender parte do que se passa na cabeça das pessoas.. Quero dizer, os psicólogos conseguem, porque eu continuo sem entender nem a minha própria (o título do blog já diz tudo, neh?). E também quero enfatizar que se entende parte, uma parte muito ínfima, do que se passa na mente de qualquer pessoa. De qualquer maneira já ajuda bastante.

Admito que na minha segunda passagem pelos consultórios, passagem que terminou no começo deste ano, fiz um grande amigo - o meu terapeuta. Espero que isso não seja nenhum desvio, distúrbio, síndrome ou algo que o valha!! Mas ele me ajudou bastante, com certeza.. Nunca tive uma doença propriamente dita, que precisasse de tratamento farmacológico. Nunca tive uma crise nervosa e saí quebrando tudo. Nunca bati em mulher, nunca matei ninguém, nunca fui maníaco por nada. E talvez aí esteja o problema. Não que eu quisesse chegar a estes extremos, mas não temos todos sofrido uma pressão enorme para sermos normais?? Não temos todos sofrido uma pressão, até mesmo vinda da nossa própria consciência, para não darmos chilique, para não fazermos "barraco"?

Os meus amigos também fazem terapia.. não todos, mas vários deles já passaram por lá.. (estou cercado por loucos, talvez até piores do que eu..) E os que não fazem deveriam.

Nenhum comentário: