quarta-feira, abril 14, 2010

AVENTURA - Parte 1

Observando outros homens ao meu redor, algo me chamou a atenção. Principalmente pela altíssima prevalência, nos diversos ambientes que frequento ou frequentei nos últimos tempos: igrejas, escolas, universidades, academias de musculação, etc. Esse "algo" é o seguinte: uma visível frustração entre os homens mais velhos e uma ânsia que consome os mais jovens. Digo também por mim - experimento em muitos momentos tanto uma quanto outra.
Frustração e Ansiedade apresentam-se em conjunto com outro fenômeno: a presença cada vez mais marcante nas artes e na mídia de temas relacionados a aventuras. É claro que isso não é novidade: desde sempre as guerras de Davi e Josué ou os relatos de Marco Polo encantam a humanidade. Na verdade, luta e guerra são temas que povoam a literatura e os devaneios masculinos, fazem parte da nossa natureza.
Mesmo assim, me surpreende o resultado que estes temas tem provocado no homem do nosso tempo. Vejamos quais personagens ou histórias mais têm chamado a atenção dos homens dos séculos XX e XXI:
- Histórias em Quadrinhos que envolvam super-heróis que salvam o mundo dos "super-vilões" (do Pinguim aos Comunistas);
- Filmes sobre o  Far-West às sequências de Máquina Mortífera ou Rambo (nas florestas tropicais do Vietnã);
- Livros e suas adaptações para o cinema hollywoodiano: O Senhor dos Anéis, Harry Potter ou Vinte Mil Léguas Submarinas.
São apenas alguns exemplos, mas aparentemente está faltando algo ao homem, pelo menos aqui, no Ocidente. Algo que ele busca nas artes, na leitura, nos divertimentos. Os sinais exteriores são apenas algumas pistas...

Nenhum comentário: