segunda-feira, outubro 27, 2008

Eleições - Parte 4

Acabou (no Brasil, desta vez).. mas na verdade só começou!

Em vários sentidos: primeiro porque é agora que começa realmente o que importa - o governo dos eleitos! Até agora não fizeram nada, só prometeram, criticaram, prometeram, ofenderam, sorriram, prometeram. Na maior parte dos casos, promessas bem vazias, sem preocupação com a possibilidade de efetivação, orçamento, responsabilidade fiscal, etc. Até agora só o jogo político, acertos, troca de cargos, mas nada de concreto.

"Essa eleição foi marcada pela canibalização recíproca dos candidatos, pela tentativa de desconstruir os rivais desnudando seu passado e expondo seus aliados indesejáveis. Esse excesso de sangue na arena ofuscou os programas políticos, as propostas para os municípios. A maioria dos eleitores não sabe como sua cidade será administrada nos próximos quatro anos." Gaudêncio Torquato - Veja (29/10/2008)

A minha parte otimista me lembra que isso faz parte, é importante para a concretização de uma democracia madura. A minha parte pessimista me lembra que é verdade, faz parte, o problema é que as outras partes não tem participado muito (perdão pela redundância!).

Daqui a alguns dias os EUA terão suas eleições. Pelo menos, o dia 04 de novembro é a data oficial. Sabemos que em vários estados o processo já começou. E os debates acalorados entre Obama e McCain já se arrastam por semanas..

Ontem perdi a hora pra votar. Estava viajando, não cheguei a tempo, e hoje fui visitar o TRE para justificar.. Não sentirei muita falta, assim como não senti falta nenhuma de ter servido o exército ou como não sentiria falta nenhuma de declarar o imposto de renda. São obrigações, não convicções. Acredito que seja assim para a grande maioria da população. Uma pena, mas cansei de escrever e pensar sobre isso.. Eleição, graças a Deus, só em 2010. Até lá, vamos ver se alguém trabalha!!!

Nenhum comentário: